Um brechó é um comércio que vende roupas, calçados e acessórios seminovos, selecionados e em bom estado, a preços acessíveis. Pode ter foco em moda feminina, masculina, infantil, ou mista, e atuar tanto fisicamente quanto online.
O brechó capta peças por doações, trocas, consignações ou compras diretas. Após triagem e higienização, as peças são precificadas e vendidas ao público. A margem de lucro é geralmente alta, pois os custos com estoque são baixos.
Pessoas que valorizam economia, sustentabilidade e exclusividade. Jovens e adultos entre 18 e 45 anos são os principais compradores, mas o público pode variar conforme o estilo das peças.
A moda sustentável cresce a cada ano. O consumo consciente atrai novos públicos, e a popularização dos brechós nas redes sociais tornou esse mercado mais moderno e atrativo. A prática de comprar roupas de segunda mão já é comum em países desenvolvidos e cresce no Brasil.
Adestramento básico é um serviço voltado para ensinar comandos simples e corrigir comportamentos indesejados de cães, como puxar a guia, fazer xixi no lugar errado, latir excessivamente ou pular em pessoas. O adestrador atua como educador canino, promovendo uma convivência mais tranquila entre o cão e a família.
O serviço pode ser oferecido presencialmente (indo até a casa do cliente), em parques, clínicas veterinárias ou pet shops parceiros. Também pode funcionar no formato online, com videoaulas e sessões ao vivo. As aulas geralmente acontecem 1 a 3 vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos.
Pessoas que têm cães de qualquer raça ou idade e desejam melhorar a convivência. O público principal inclui famílias, solteiros, casais com cães recém-adotados ou filhotes e até tutores com cães mais velhos que apresentam comportamentos difíceis.
O mercado pet é um dos que mais crescem no Brasil, com alta nos gastos com bem-estar animal. Segundo o Instituto Pet Brasil, o setor movimenta bilhões por ano. O adestramento tem se popularizado por valorizar o vínculo emocional entre tutor e animal, além de reduzir problemas de convivência.
É a prestação de serviços rápidos e pontuais de hidráulica para residências, pequenos comércios e condomínios. Inclui reparos como troca de torneiras, vedação de vazamentos, desentupimentos simples e instalação de chuveiros ou caixas acopladas.
O cliente solicita o serviço por telefone, WhatsApp ou redes sociais. O profissional agenda a visita, faz o orçamento e executa o conserto, geralmente em até uma hora. Os atendimentos podem ser cobrados por serviço ou com pacotes mensais para empresas e condomínios.
Donos de casa, síndicos, inquilinos, pequenos comércios e pessoas que não têm tempo ou conhecimento para lidar com pequenos problemas hidráulicos. Também atende idosos e pessoas que vivem sozinhas e preferem contratar alguém de confiança.
A demanda por serviços domésticos confiáveis cresceu nos últimos anos. Segundo o Sebrae, o setor de manutenção predial e residencial é um dos mais promissores para empreendedores individuais. O público busca praticidade e rapidez, e o boca a boca ainda é um forte canal de atração.
Revenda de tapetes decorativos, utilidades para casa (cestos, panos, organizadores, vasos decorativos etc.) e itens de conforto, com foco em decoração prática e acessível. O negócio pode ser iniciado em casa e atendendo online, por redes sociais e apps de entrega.
Tapetes e utilidades são itens com boa margem de lucro, vendem o ano todo, e os clientes costumam repetir a compra. Além disso, muitos desses produtos são compactos e fáceis de armazenar em casa.
A GCAPTAL é uma plataforma criada para apoiar quem deseja empreender com mais clareza e segurança.